ATAS

HISTÓRICO DA ATAS - O Teatro Santareno Contemporâneo
O movimento teatral santareno contemporâneo, demarcamos a partir de 1985, após um grupo de jovens do Bairro do São Raimundo encenar a peça “Paixão e Morte de Jesus Cristo”, decidindo fundar o “Grupo Teatral José de Anchieta - GRUTEJA”.
Em 1988, iniciaram as atividades do “Grupo de Teatro Terra Firme”, constituído em 22 de dezembro de 1990. O Terra Firme já surgiu com o propósito de mobilizar a categoria teatral e realiza visitas aos grupos de teatro em formação. O primeiro visitado foi o grupo de teatro José de Anchieta – GRUTEJA, que se tornou parceiro na articulação do movimento teatral santareno.
Os grupos visitados: Novos Cabanos (hoje alguns membros continuam como grupo Experiência), no bairro do Mapiri; Acauã, no bairro da Liberdade; Grupo de Teatro Chaplin Arte Moderna – GTACAM, no bairro do Santíssimo; Grupo de Teatro Aparecida – GRUTA, no bairro de Aparecida; Grupo de Teatro Chico Mendes, no bairro do Santarenzinho;
No início dos anos 90 havia um movimento teatral forte em Santarém, que realizou, no período de 15 a 22 de setembro de 1991, a I Mostra de Teatro Amador do Oeste Paraense. Após a realização da Mostra, articulou-se a comissão pró-ATAS, visando a criação da Associação. A comissão realizou a II Mostra de Teatro de Santarém, de 13 a 20 de setembro de 1992.
No dia 07 de fevereiro de 1993, foi fundada a ATAS – Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém, tendo como presidente: Laurimar Figueira e vice-presidente Kauré, ambos do Terra Firme. A coordenação da ATAS passou a ser responsável pela realização das mostras teatrais de Santarém, evento que é realizado todos os anos. O mês de outubro, se tornou o “Mês do Teatro” santareno.
A ATAS também viabiliza oficinas para os atores santarenos e atende cidades da região ofertando oficinas de capacitação teatral com atores e atrizes de Santarém.


GESTÃO DA ATAS – ATUAL:

Suelem Cristina dos Santos (Grupo de Teatro Planeta Arte - SEMED e CIA de Teatro Maestro Wilson Fonseca) Coordenadora;

Darlisom Duarte (Grupo de Teatro Arte Amazônica) Vice Coordenador;

Mariane Duarte (Grupo de Teatro Arte Amazônica) 1ª Secretária;

George Pisa (Grupo de Teatro Experiência)  2° Secretário;

Edson Luis Pinto de Oliveira (Grupo de Teatro Coletivo dos Artistas) 1º Tesoureiro;

Gledson Oliveira (Grupo de Teatro Experiência) 2º Tesoureiro;

Laurimar Figueira (Grupo de Teatro Terra Firme) Assessoria de Comunicação;

Maria da Conceição (Grupo de Teatro Experiência) Assessoria de Comunicação;

Claudiomar Gomes (Grupo de Teatro Experiência) Assessoria de Comunicação.